Feira Medieval

Este ano fui FINALMENTE à Feira Medieval de Santa Maria da Feira.
À anos que sentia curiosidade em conhecer um pouco mais sobre a cultura medieval e sobre toda a essência que a festa contém.
Este ano foi recriado o período do reinado de D.Afonso IV, ou seja, até à recriação do séc XIV ainda poderei assistir mais vezes à Feira.
Foi uma visita engraçada, desde a sangria do Lidl, à tipica ginginha... o pão de ló molhadinho ... tudo sabores tradicionais que nos enchiam a barriguita.
Bem, para decidir onde jantar foi um pouco mais complicado: a indecisão permanecia entre os preços variados e o aspecto do restaurante. De um mommento para o outro optamos pela lista que continha os nomes mais apelativos. À parte de eu ter comido um género de ração, ahahah, toda a gente gostou do jantar. Um pouco mal servido nas quantidades, mas quando a fome aperta tudo sabe bem, mesmo quando isso implica comer "coelho por lebre". O jantar foi um momento bem passado porque toda a envolvência da Feira fazia sentir que estavamos mesmo a viver num período medieval. A música tipica da altura, gaita de foles, as danças, a caracterização dos funcionários, tudo estava feito ao minimo pormenor. O que vale é que a maioria deles devia andar com os copos, já que até se oferecia sangria, a conta veio mais barata e até tivemos direito à foto de grupo! :)
Depois de saciados decidimos ir visitar o resto da Feira, não assistimos a nenhum espectáculo em particular (coisa que para o ano não poderá faltar), mas vivemos momentos engraçados indo de barraquinha em barraquinha. Cada um delas tinha novas surpresas medievais, bugigangas artesanais, candeeiros estilo psicadélico, tecidos variados, arcos em flecha, espadas, ferraduras... um pouco de tudo. Até tive direito à leitura divinatória por apenas 1€. Apesar de todos sabermos na brincadeira que entravamos, sabe sempre bem ouvir que se terá sorte ao amor hihiih. (Não perderei a pedrinha da sorte).
Gostei mesmo muito de visitar a Feira, e entrar por pouco tempo nos ares que de facto nos conseguem transmitir. Em tudo existe um simbolismo mágico, desde o cheiro da comida, à música, ao fogo, espadas, trajes medievais, as pontes e o pequeno rio, as danças. Acho que conseguia enquadrar-me naquela época,pelo menos nesta parte "boémia" da vida...

1 comentário:

sonia marote disse...

Foste à Feira Medieval e não disseste nada??? Então sangria e gaita de foles?? ganda mistura!! estou a ver isso estou...